segunda-feira, 15 de abril de 2013

Duvidas e certezas na Pró-Nacional



Apesar de ocupar o decimo posto, Prado ainda tem hipoteses de ficar na Pro-Nacional
Os resultados desportivos do passado fim-de-semana vieram introduzir mais certezas nas contas da despromoção na AF BRAGA.
Durante a época desportiva, foram muitos os agentes desportivos, tais como diretores, técnicos e presidentes de clubes da AF BRAGA que foram tecendo comentários sobre as contas da despromoção e do que seria esta época de transição 2012/2013 com a abolição da III Divisão Nacional.
Paralelamente, fomos lendo algumas noticias nos meios de comunicação social da região , alguns dos quais com muitas imprecisões sobre esta matéria , mas parecia que todos davam por adquirido que apenas os seis primeiros classificados na edição da Divisão de Honra iriam participar  na nova prova  que vem substituir a III Divisão Nacional , que se irá apelidar de Pró-Nacional, uma competição que irá com toda a certeza ter os níveis de competitividade de uma III Nacional, no entanto supervisionada sob a égide da AF BRAGA.
Com o final da temporada a aproximar-se a passos largos, vão se fazendo contas, cálculos matemáticos e afins. A ronda do passado fim-de-semana na Divisão de Honra trouxe poucas alterações á tabela classificativa, pelo menos no topo. No entanto, há um dado a reter muito importante. A manutenção assegurada pelo GD Joane na II Divisão, que bateu o Amarante em casa, faz saber desde logo que não descerá qualquer equipa da AF BRAGA diretamente da II Divisão para os distritais.  Quer isto dizer que na prática “apenas” um maximo de 10 equipas podem cair dos Nacionais para a Pró-Nacional da temporada 2013/2014.
Significa isto que caso este fosse o cenário real, então teríamos 12 vagas preenchidas (10 equipas dos Nacionais + os 2 campeões da 1ª Divisão ), restando 6 vagas para os clubes da Honra deste ano.
O primeiro classificado da Divisão de Honra deste ano, é sabido, irá alinhar no Campeonato Nacional de Seniores da próxima temporada, pelo que desta forma o sétimo classificado da Divisão de Honra deste ano também terá acesso garantido na Pró-Nacional do próximo ano.   

Cai assim o mito que se foi criando esta temporada dos primeiros "seis lugares".
E a julgar pela brilhante carreira que Santa Maria, AD Oliveirense e Ronfe estão a protagonizar, então as vagas poderão ser mais certamente.
O Santa Maria caminha isolado na Serie A da III Divisão , e o Ronfe espreita o terceiro lugar que pode dar lugar a uma repescagem. Já na serie B, a AD Oliveirense perdeu algum gás ao averbar duas derrotas nos últimos dois desafios, mas continua a piscar o olho aos lugares cimeiros da classificação.

Sabedores deste cenário, cabe aos clubes da Divisão de Honra esgrimir os últimos argumentos , agora que faltam quatro jornadas para o final. A luta pelo oitavo ao nono posto promete, com muitas equipas ainda a sonhar na matemática do futebol por um lugar ao sol na Pró-Nacional 2013\2014. 

Sem comentários:

Enviar um comentário