segunda-feira, 28 de março de 2011

Quem era o líder e o último?



In "Correio do Minho" 28 Março

Quem assistiu ontem ao Vilaverdense-Ninense ficou algo confuso sobre quem é que era, afinal, o líder do campeonato e o aflito pela permanência na Divisão de Honra. No toque entre os extremos da tabela, o último deu ‘água pela barba’ ao primeiro, e se tivesse ganho, não era escândalo nenhum, pois teve a oportunidade mais flagrante.

Sedento de uma vitória catalizadora para alimentar o sonho do milagre na manutenção na Divisão de Honra, o Ninense apresentou-se ontem destemido e com a lição bem estudada em Vila Verde, a jogar olhos nos olhos com o líder do campeonato. E valha a verdade, fez muito mais que o (desinspirado) Vilaverdense na discussão pelos três pontos. O empate até nem interessava a nenhuma das equipas, mas embora moralizador para as batalhas futuras, por ter sido conquistado na casa do comandante, penalizou mais o Ninense, pois foi a equipa mais personalizada em campo, a que jogou melhor, mais tempo no meio campo adversário, mais posse de bola e, sobretudo, mais remates e a oportunidade mais flagrante de golo. Foi logo no primeiro minuto da segunda parte, onde Baptista, à boca da baliza e sem marcação, fez o mais difícil, que foi chutar para o lado da baliza, falhando inacreditavelmente a emenda triunfal, após um cruzamento genial da direita de Cesário.
Com um futebol rendilhado e objectivo, o Ninense, com um pouco mais de pragmatismo e eficácia, que o último lugar na classificação tira a qualquer equipa, podia ter ganho perfeitamente o jogo, perante um Vilaverdense amorfo, sem ideias e agressividade competitiva, completamente manietado pela estratégia montada por Salgueiro, e bem interpretada pelos seus jogadores, só falhando no aspecto fundamental: a finalização. Na defesa da honra do líder, valeu sempre a concentração máxima do guarda-redes Miguel e capitão de equipa, que resolveu todos os problemas na sua área de jurisdição, com uma mão cheia de defesas seguras, e uma portentosa, aos 14 minutos, em voo, a travar uma bomba de Nelsinho que levava selo de golo. Da parte do Vilaverdense, excepto dois misseis (ao lado) do médio Hugo, aos 10 e 18 minutos, e pouco mais no ataque na primeira parte. Já o Ninense era mais esclarecido, mas os remates de Nelsinho (14 e 37), Hélder (28) e Cesário (40) foram todos “à figura” do guardião Miguel.
No segundo tempo, o Vilaverdense subiu bastante de produção, acordou finalmente para o jogo, mas não teve vida fácil, porque o Ninense nunca se desorganizou e jogou sempre taco a-taco e de igual para igual.
Mas como quem não marca arrisca-se a sofrer, o Vilaverdense até podia ter ganho o jogo na última jogada do desafio aos 96 minutos numa ‘bicicleta’ do central Alexandre... a rasar o poste!

“Foi um jogo fraco, de muita luta, intenso mas praticamente sem oportunidades de golo. Na segunda parte tentamos reagir, até certo ponto conseguimos, mas realmente a equipa do Ninense surpreendeu-me pela positiva, muito bem organizada, com uma atitude durante os 90 minutos acima da média e que não corresponde nada ao lugar que ocupam na tabela. Aceito este resultado, porque também não fizemos muito mais para merecermos ganhar o jogo”
Nélito (tr. Vilaverdense)

“É mais um ponto, ganho na casa do primeiro classificado que não é qualquer equipa. Mas como disse aos meus jogadores durante a semana não viríamos a Vila Verde meter o autocarro ou o combóio. Tentamos jogar o jogo pelo jogo, e quem viu bem, viu um Ninense personalizado e que quis ganhar. Não fomos inferiores e com um pouco mais de sorte e audácia podíamos ter ganho”
João Salgueiro (tr. Ninense)

5 comentários:

  1. Nem me acredito que a nossa equipa este ano esteve em ultimo.Temos mesmo bons jogadores e um bom guarda redes e tudo tambem.
    No jogo aqui vamos ganhar decerteza em casa ninguem pode mandar.
    Acredito nos vamos ainda safar desta posiçao má.
    Tendes que acreditar em voces para nao descer.
    Crende em vos para nao perder mais e em casa tem que ser assim e fora.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Correio do Minho, por provares aos palermas (desculpem o termo, mas não me lembro de outro mais apropriado) que lêem este blogue e sempre dizem que o seu autor arranja desculpas para os resultados menos bons do Ninense. Na verdade, temos tido muito azar e, sobretudo, arbitragens muito «inteligentes»...

    ResponderEliminar
  3. sou adepto do vila verde e so tenho a dar os parabens a equipa do nine..grande jogo fizeram..deram uma liçao de humildade,vontade e querer aos nossos jogadores que pensavam que eram favas contadas...tem miudos com muito futuro..(o 1;3;10;6;o lateral esquerdo tambem..e o avançado batista que tem bastante expriencia)..mesmo que nao consigam a manutençao continuem assim que vao orgulhar o vosso clube..boa sorte

    ResponderEliminar
  4. Ninense sempre mais além.
    Força atletas, eq. técnica e Direcção. Estamos no bom caminho. Mais uma vez provamos que somos das melhores euipas a praticar futebol. Se não fossem alguns inteligentes não estaríamos nesta posição

    ResponderEliminar
  5. esta equipa tem muito bons jogadores a tabela classificativa n espelha o valor desta equipa jovem onde tem 2 ou tres jogadores que este ano deviam dar o salto para os nacionais caso de Cesario Nuno e Nelsinho é pena os treinadores dos nacionais n se virarem para os distritais!

    ResponderEliminar