sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Campeonato da II divisão em três séries


In " Correio do Minho"

O campeonato da II divisão da Associação de Futebol de Braga deve ser constituído por três séries de 16 clubes, uma vez que foram inscritos 48 clubes para a época 2010/11.

O número de clubes filiados na Associação de Futebol de Braga para participarem nas competições séniores reduziu drasticamente. Por isso, equaciona-se a possibilidade da II Divisão — último escalão do futebol distrital — passar a ter três séries, em vez das quatro séries como na época passada.
Na época 2009/2010, integravam à partida 60 clubes, que foram distribuídos por quatro séries, duas compostas por 14 clubes e outras duas por 16. O Águias de S. Romão, entretanto, acabou por desistir da competição, integrava a Série D. Mas a situação agrava-se no arranque da temporada 2010/ 2011. Neste momento apenas estão inscritos 48 clubes, um número muito inferior ao do ano transacto. Como tal, se esta situação não sofrer alteração, o campeonato da II divisão pode ser dividido em três séries, de 16 clubes cada, com os clubes distribuídos mediante a localização geográfica. É certo que se verifica a inscrição de novos clubes, e alguns regressos ao futebol federado. Todavia, a reformulação a levar a cabo nos quadros competitivos da AF Braga acaba por sofrer um duro revés. E as desistências ocorrem desde a Divisão de Honra até à II divisão. O Grupo Desportivo de Apúlia, por exemplo, tinha garantido a manutenção no principal escalão do futebol distrital, mas derivado a falta de soluções para a direcção acabou por suspender a actividade. Na I divisão, dois clubes históricos no futebol distrital, colocaram um ponto final nos séniores, voltando a aposta exclusiva na área da formação. São os casos do CD Maximinense e CD Ponte.
Regista-se, por outro lado, a sobrevivência do Atlético de Cabeceirense que procedeu a inscrição do clube na AF Braga para participar na I divisão, depois de algumas dúvidas que suscitaram em relação à continuidade do futebol sénior no clube de Cabeceiras de Basto. As desistências dos clubes mencionados, acabaram por ser aproveitadas por outros clubes que, assim, foram promovidos de escalão, quando já não sonhavam. Foram os casos do Carreira, Dumiense, Lagense e Arco de Baúlhe. Os terceiros classificados das quatro séries da II divisão, na época passada, subiram à I divisão. Perante este cenário, Carlos Coutada vai abrir hoje a nova época desportiva, com a realização do sorteio da primeira eliminatória da Taça Associação de Futebol de Braga. Os jogos da primeira ‘mão’ realizam-se a 12 de Setembro e nesta primeira fase apenas participam os clubes da I e II divisão. A partir das 18 horas, a seguir ao sorteio da Taça, decorrerá ainda o sorteio dos calendários da I divisão. O campeonato é dividido por duas séries, compostas por 16 clubes. Os primeiros dois classificados garantem automaticamente a subida à Divisão de Honra.

Sem comentários:

Enviar um comentário