domingo, 11 de maio de 2014

Santa Maria bem pode agradecer a Santo Edivaldo




     Ninenses estiveram por cima no jogo onde o guarda-redes do Santa Maria foi o heroi do empate caseiro a uma bola. 

Jogou-se este Domingo mais uma jornada da Serie A do Campeonato Nacional de Seniores, uma jornada com todos os jogos a servirem apenas para cumprir calendario, já que a situação da manutenção , descida aos distritais e acesso ao play-off já fora decidida na ronda anterior.
Em Santa Maria de Galegos apresentaram-se duas equipas desinibidas , opondo o tranquilo Santa Maria ao já condenado Ninense, mas a historia do jogo seria bem diferente com os famalicenses dominando a partida por longos periodos de jogo. 
Curiosamente até foi o Santa Maria que começou melhor a partida, mercê de dez minutos onde conseguiu encostar os ninenses á sua area. Aos dez minutos, um bom centro de Tiago Torres não tem o melhor seguimento com Rui Gomes a cabecear ao lado. O lance serviu para acordar os comandados de Jose Lobo que a partir daí rumariam para uma grande exibição. Diop escapa pela direita, centra para Bruno Silva que assiste Lourenço para um grande remate , apenas travado pelos reflexos de Edivaldo , guarda-redes do Santa Maria. O lance seria um prenuncio para a restante partida, já que no minuto seguinte, agora do outro lado, é Capela quem centra para Lourenço estourar de primeira e Edivaldo corresponder novamente com grande defesa. 
Aos vinte minutos, o mesmo guarda-redes viu a bola no travessão, quando Emerson rematou um livre direto a mais de trinta metros da baliza.  Bruno Silva quase copiava o colega ao desenvencilhar-se de dois adversarios e desferir um poderoso remate, mas Edivaldo, atento, desviou para canto.  O Santa Maria apenas deu o ar da sua graça já perto do intervalo, com um centro perigoso para a area de Andre Ferreira, mas Wallid não acreditou na sobra e a bola ultrapassou a linha de cabeceira. Mesmo em cima do intervalo, Diop escapa pela esquerda, mas Bruno Silva cabeceia fraco e Edivaldo encaixa a bola. 

O intervalo serviu para assentar ideias de jogo, mas o facto é que foi uma segunda parte em todo parecida com a primeira.
O Ninense entrou novamente pressionante  e o golo acabou por aparecer com alguma naturalidade. 
Primeiro é Lourenço quem cobra um livre direto e Bruno Silva ao segundo poste remata com perigo, mas a bola sai a escassos centrimetros do poste. No lance seguinte, bola longa para Lourenço que escapa pela esquerda , vai em direção á linha, e na hora de decisão , desfere um potente remate ao angulo superior esquerdo, não dando hipoteses a Edivaldo que contaria com um centro do jogador ninense. Estava feito, com alguma justiça, o golo da vantagem ninense na partida. 

O Santa Maria reagiu quase de imediato, e somente uma grande defesa de Andre Ferreira susteve o remate venenoso de Wallid. Decorria uma fase interessante do jogo, com parada e resposta, e David centra para Lourenço que quase amplia a vantagem ninense, mas Edivaldo está novamente no caminho da bola e defende com bravura. Começam as substituições, e Diop sai lesionado , sendo rendido por Armando. No lado dos locais, Rui Gomes é rendido por Bispo , cuja entrada na partida seria determinante, já que volvidos escassos minutos assinaria o golo do empate. 
O experiente atacante consegue ludribiar o fora-de-jogo e isolado na cara de Andre Ferreira , marca com serenidade o golo do empate. Os ultimos quinze minutos o desafio foram jogados com muita intensidade e diga-se, encontrou nas luvas do guarda-redes local  Edivaldo um perfeito heroi. Aos trinta minutos, David remata cruzado e o guardião defende para canto. Capela cabeceia com perigo após marcação de canto, mas Edivaldo defende para canto, lance tirado a papel quimico somente cinco minutos depois. Já nos momentos finais, Bruno Silva assiste o recem-entrado Joao Cruz, mas o remate sai a centrimetros do poste. O suspiro final seria mesmo dado por Capela, quando isolado rematou , mas Edivaldo dá o corpo ás balas e defende para canto, sustendo o empate final. 
A opinião era unanime entre os presentes, ao considerarem Edivaldo como o homem do jogo, numa partida onde pouco ou nada se decidia, mas onde o brio e o profissionalismo dos jogadores foi ponto de honra, acabando por proporcionar aos presentes um bom espetaculo de futebol. 
Lourenço com a bola , encenando novo ataque  
"Foi um grande jogo de futebol, e embora a descida do Ninense seja já um dado adquirido, estou contente pelo que este grupo de trabalho fez neste ultimo mês, diginificando a camisola e o clube. Sinto que aqui hoje perdemos dois pontos, já que o Santa Maria bem pode agradecer ao seu guarda-redes por este resultado. O meu futuro no clube ainda está longe de estar definido, mas o Ninense merece , sem duvida, um regresso rapido a estes palcos Nacionais. "
Jose Lobo , treinador do Ninense

Ficha de Jogo 

Campeonato Nacional de Seniores
Estadio da Devesa - Galegos Stª Maria

SANTA MARIA FC 1 - AD NINENSE 1

Arbitro : Renato Mendes ( AF BRAGA ) com Filipe Faria e Paulo Gonçalves

Pelo Santa Maria jogaram:  Edivaldo, Tico ( Diogo Sousa 70'), Ze Pedro, Veiga, Rui Gomes (Bispo 59'), Alex, Celso, Tiago Torres, David, Wallid (Rui Silva 68'), e Miguel.
Treinador : Nuno Sousa

Pelo Ninense jogaram: Andre Ferreira, China, David, Lourenço ( Helder Guimaraes 73'), Emerson, Bruno Silva, Diop ( Armando 59'), Capela, Tiago Fernandes, Fabio ( Joao Cruz 84'), e Madior.
Treinador : Jose Lobo.

Marcadores: Lourenço (49'), e Bispo (68').

Disciplina:  Amarelos:  Ze Pedro (57'), Celso (71'), Rui Silva (76'), Emerson (79'), Miguel (84'), China (89'), Diogo Sousa (90').

Sem comentários:

Enviar um comentário