segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ninense escreve a mais linda página da sua história




Volvida apenas uma semana após o final da Divisão de Honra as saudades já são muitas.
 Depois de mais de cento e vinte treinos, horas de apresentações e filmagens a preparar os 35 jogos oficiais da temporada, é difícil largar as rotinas. Estranha-se o campo vazio ás oito da tarde. Estranha-se o silencio que percorre o balneário vazio, sentindo a falta das gargalhadas, da boa disposição, dos protestos e dos piropos.
A Associação Desportiva Ninense acaba de escrever porventura a mais linda página da sua história. Na hora dos agradecimentos, ficam as palavras de circunstância, porém sentidas, a todos aqueles que deram forma a esta inédita subida ao Campeonato Nacional de Seniores.
A direcção agradece a todos os atletas, director desportivo, fisioterapeuta, eles os primeiros obreiros no querer, na raça na disponibilidade que, semana após semana, davam pela camisola do clube. Ao seu treinador, João Salgueiro, que através da sua dedicação, esforço e grande profissionalismo, ajudado pelos “enormes” Banana e Professor Adolfo, devolveu a AD Ninense aos grandes palcos do futebol regional e agora Nacional, com duas subidas de divisão em outros tantos anos. Ao Luis Peixoto, incansável no seu trabalho .
A todos os patrocinadores, que ano após ano, fieis ao clube de Nine, vão ajudando, mesmo nos tempos difíceis, o clube da sua terra.
A todos os seus sócios e simpatizantes que vão contribuindo para manter este clube vivo e de saúde. Aos meios de comunicação que procuraram dar eco ao trajecto do Ninense durante a época desportiva, levando longe o bom nome da povoação e do concelho de Vila Nova de Famalicão a terras distantes.
Á Junta de Freguesia de Nine e á Camara de Vila Nova de Famalicão pelos apoios cedidos ao clube, prova que as entidades competentes mantêm-se atentas, numa altura onde muitos municípios deixam pura e simplesmente morrer o associativismo.
E falando um pouco em causa própria, não podia deixar de agradecer a toda esta direcção, que muito lutou pela subida.
A verdade é que não foi fácil. O ténue arranque no campeonato poderia prever o pior, mas a verdade é que nunca deixamos de acreditar. Recordo-me como se fosse hoje a entrevista do Mister Salgueiro aos jornais, dizendo que, ao cabo de três derrotas, esse seria o ponto de viragem e que as vitórias acabariam por acontecer. E assim foi. Semana após semana, jornada após jornada, o “Nine” começou a escalada na tabela classificativa e no final da primeira volta estava a um ponto da liderança.
Diziam os meios de comunicação que o Ninense jogava um futebol bonito, das melhores equipas do campeonato. Era algo que nos enchia a todos de orgulho, apesar da nossa postura humilde que sempre mantivemos.
E os números valem o que valem. Mais vitorias no campeonato, maior numero de pontos na segunda volta, mais vitorias caseiras, uma das melhores defesas, um dos melhores ataques.  Uma equipa que empatou apenas por quatro vezes: em Nine ou fora de portas o objectivo sempre foram os três pontos.  
Começo a ter saudades. Do reboliço do futebol, dos treinos, das brincadeiras do grupo.
Do épico jogo em Arões que consagrou o campeão no ultimo suspiro da partida perante centenas de ninenses que acompanharam a equipa em Fafe.  
No dia 9 de Junho, pelas 16:00, os campeões irão voltar a encontrar-se, no Estadio D.Afonso Henriques em Guimarães, na festa de consagração dos campeões, palco também do final da Taça AF BRAGA.
Contamos contigo , Ninense, para dar connosco o merecido tributo àqueles que tão alto levantaram o nome  da nossa Associação.  


Ninense , sempre mais além ! 

2 comentários:

  1. Bom dia! gostaria de saber se o ad ninense está a pensar fazer sub19?

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à AD Ninense pela subida de divisão aos Nacionais. Um feito notório na vossa história e que vos irá marcar para toda a vida.
    Votos de sucessos desportivos.
    Um adepto do futebol regional.

    ResponderEliminar