quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nova polémica na I Divisão

            
In "Correio do Minho" 1 Set

 A constituição das duas séries da I Divisão Distrital volta a merecer críticas e contestação de vários clubes. Na Série B, estão colocadas quatro equipas de Braga: Leões das Enguardas, Pedralva, S. Paio d’Arcos e Este FC.

 O início da temporada na I Divisão Distrital volta a estar envolvido em polémica. Há um ano, a constituição das duas séries esteve na origem de vários protestos e queixas na Associação de Futebol de Braga. Um ano depois, o cenário repete-se. Mas para pior. Há quatro clubes bracarenses inseridos na Série B - Pedralva, Este FC, Leões das Enguardas e S. Paio d’Arcos -, que integra equipas de pontos geográficos mais afastados, casos de Cabeceiras de Basto e Fafe, com os clubes de Braga a sentirem-se “indignados”. O sorteio dos calendários para a nova temporada está agendado apenas para a próxima segunda- -feira, mas o ‘Correio do Minho’ sabe que as séries já estão definidas e alguns clubes, inclusivamente, já foram notificados. O primeiro pensamento terá sido colocar seis equipas de Braga em cada uma das séries, para garantir receitas de bilheteira, contudo a composição enviada aos clubes mostra que apenas quatro são de Braga na Série B, sendo que o caso mais grave é o do Leões das Enguardas, clube do centro da cidade e que, no ano passado, disputou a Série A. Quanto ao Este FC, volta a ser integrado na lista B, depois de ter competido nessa série na época transacta - foi, aliás, a única equipa de Braga - enquanto o Pedralva regressa ao grupo onde competiu na sua última participação na I Divisão Distrital. Destaque também para a passagem do S. Cosme para a Série A, equipa famalicense que no último ano esteve na B. Tornada pública a composição das séries, os clubes prometem tomar medidas até segunda-feita. A posição mais dura foi assumida pelo Leões das Enguardas, enquanto os restantes continuam na expectativa, a aguardar pela confirmação do sorteio. “A nossa decisão é pura e simplesmente a desistência, se não chegarmos a acordo com a associação. Já estivemos reunidos com alguns directores e amanhã [hoje] iremos reunir de emergência, às 19 horas. Estamos todos com a ideia de não competir. Há dois anos fomos colocados na série B e vimos as dificuldades que tivemos”, explicou António Araújo. O presidente do Leões das Enguardas garante que, caso não haja alterações, a solução passa por terminar com a equipa sénior, “pois é totalmente incomportável a despesa com as deslocações para as zonas distantes de Cabeceiras, Celorico e Fafe”. “Há muitas despesas e não temos receitas, porque actuamos no Complexo Desportivo da Rodovia onde não se pode realizar bilheteira por ser um recinto público”, acrescentou. António Araújo diz não existir “diálogo” e revelou que o clube já mostrou a indignação à A. F. Braga, esperando agora que os responsáveis da direcção sejam recebidos na associação.
Quanto ao Este FC, Joaquim Silva diz que vai ainda “ponderar” e analisar o caso com a direcção do clube, lembrando que este seriam os mais “prejudicados” por ser o segundo ano consecutivo na Série B. No entanto, o presidente recorda que tiveram um subsídio da A. F. Braga na última época para deslocações e, caso se mantenha o apoio nos mesmos moldes, não está contra. Mas deixa uma questão: “a associação devia ter em conta clubes que nunca foram lá para cima jogar. Porquê que não vai, por exemplo, o Soarense?”.
Já Domingos Ferreira, presidente do S. Paio d’Arcos, esteve ontem reunido com a direcção e aguarda desenvolvimentos. “Não está nada ainda confirmado. Mas já mostrei o meu desagrado à associação”, referiu.

Fonte: Correio do Minho
Associação limitou-se a seguir as cartas militares

Embora alguns clubes estejam , no seu entender , revoltados por terem sido colocados na Serie B, a Associação de Futebol de Braga limitou-se a seguir o mapa-mundo  e as localizações dos clubes. Como se pode ver na imagem (clique na imagem para aumentar), num universo de 32 equipas, a AF BRAGA colocou, e bem, no meu entender,  as 16 equipas mais a Oeste na Serie A , deixando as 16 restantes na Serie B.  A cidade de Braga, com um total de 12 equipas do concelho, era inevitavel a cidade ficar "dividida", pelo que na prática alguns "clubes vizinhos" irão disputar series diferentes.

Na prática, clubes de Braga foram "repescados" para a Serie A

Polémicas aparte, a verdade é que a desistencia de alguns clubes , na circunstancia o Lagense e o Gandra, levaram á repescagem "geografica"  de outros dois emblemas bracarenses;  Caso estes dois clubes não tivessem desistido, Palmeiras e Soarense seguramente iriam disputar a Serie B.
Como tal cenario não ocorreu, resta agora esperar pelo sorteio de Segunda-Feira.






1 comentário:

  1. esse mapa gostava eu de saber de onde saiu...vi um igualzinho numa instituição desportiva...porque será?
    soarense na serie b lol lol lol ia mais depressa o ninense que o soarense...

    ResponderEliminar