quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fim do policiamento em jogos de Juvenis

Força policial deixa de marcar presença nos jogos de Juvenis


A partir do próximo fim de semana o cenário irá ser alterado nos jogos de Juvenis dos campeonatos da Associação de Futebol de Braga já que vão deixar de contar com a presença da força policial nos recintos de jogo. Trata-se de uma medida já anunciada há cerca de um mês atrás, entretanto em vigor a partir do dia hoje, com efeitos práticos já para o próximo fim-de-semana.
A medida anunciada pelo governo visa a redução dos custos com a formação, mas não abrange o escalão júnior, que continua a ser obrigatório a requisição da força policial.

Ciente do risco que se corre com a supressão da presença da autoridade , a AF BRAGA procedeu a uma serie de alterações para definir responsabilidades na supervisão dos espetaculos desportivos, dando agora novas tarefas aos delegados ao jogo , em especial aos da equipa com a condição de visitante.
De facto, um delegado terá obrigatoriamente de entregar uma credencial aquando da chegada do trio de arbitragem, onde irá constar como delegado de apoio á realização do jogo. O mesmo impresso deverá fazer menção a possíveis danos na viatura , impresso esse que deverá fazer parte integral da ficha do jogo a entregar na AF BRAGA.
Após a realização do evento, o mesmo impresso deverá ser assinado novamente , assim que se fizer a vistoria ao carro e não forem detetados danos.


A AF BRAGA foi uma das associações pioneiras no país no tocante á supressão da força policial em determinados escalões de formação. De facto, desde há mais de uma dezena de anos que não há obrigatoriedade de policiamento nos escalões de Iniciados, Infantis e Benjamins, pelo que numa primeira abordagem poderia se entender que estas novas regras apenas têm efeitos práticos no escalão de Juvenis.
Puro engano. A portaria com a qual foram publicadas as novas regras, estende o preenchimento do impresso aos outros escalões inferiores, ou seja , se no caso dos Juvenis é obrigatório este procedimento , no caso dos Iniciados , Infantis e Benjamins o procedimento é facultativo, tornando-se obrigatório se o trio de arbitragem o entender aquando da sua chegada.

O propósito destas medidas é nobre, procurando a proteção do trio de arbitragem e do fomento de uma maior responsabilização ao clube visitado , bem como a dissuasão de distúrbios. Resta saber se terá efeitos práticos no calor do jogo.Muitos árbitros consideram não terem qualquer tipo de problema com a falta de policiamento em jogos de formação, desvalorizando a situação.
A AF BRAGA anunciou que irá promover formação aos agentes desportivos que o requisitarem, dissipando deste modo qualquer duvida sobre este novo cenário.

Esperemos para breve, então.

Sem comentários:

Enviar um comentário