quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Arranque dos campeonatos da 1ª Divisão em risco ?

Camisolas sportinguistas do Cabreiros correm o risco de desaparecer, diz o Correio do Minho
Dia 11  de Setembro .  Este dia que perdurará na lembrança  das gerações vindouras como  o dia em que a America tremeu, é também ele, o dia que está marcado para o arranque oficial das competições oficiais nos campeonatos distritais de Braga. No entanto, por razões várias, o arranque poderá estar comprometido , digo eu, e em parte dizem as entidades oficiais.
Após uma rapida visita á sede da AF BRAGA , apercebemo-nos de algumas situações que poderão pôr em causa o arranque oficial das prova, isto a julgar pelas informações recolhidas junto da secretaria da Associação. Destas informações, deixo algumas que podem servir de alerta não só aos clubes e atletas do Ninense, mas a todos os outros agentes desportivos .

Inscrições dos clubes estão muito atrasadas

Na semana passada , "apenas" estavam filiados cerca de dez! clubes na Associação.  Ora se considerarmos que no ano passado se inscreveram em provas seniores da AF BRAGA cerca de noventa e seis clubes, constatamos que apenas dez por cento dos clubes se inscreveram, quando o prazo era até ao dia 30 de Julho.

Direções atrasadas e clubes a desistir

O tema não é novo, e todos os anos os clubes encontram dificuldades em arranjar direções, sendo que muitos deles acabam por desistir de participar nas provas seniores. Este ano afigura-se particularmente dificil , a julgar pelos ecos da imprensa;  O Lagense de Famalicão e o Polvoreira já fizeram saber que não irão disputar provas seniores na proxima temporada. No entanto, segundo me informei junto da secretaria da AF BRAGA , esses serão apenas os primeiros de muitos.  O GD Figueiredo, terceiro classificado da II Divisão  Serie B  também já fez saber que não iria ter seniores no proximo ano. O SC Cabreiros que, curiosamente está "nomeado" para substituir o Polvoreira na I Divisão, vem hoje divulgar na comunicação social que "está emergido num vazio diretivo sem precedentes".
São estes os ecos e rumores que assolam o futebol regional e o sorteio diga-se , tem de ser feito na pior das hipoteses,  no dia 26 de Agosto.

Clubes de Braga pressionam para escolhar serie A

Por mérito proprio, este ano , foram muitas as equipas da periferia de Braga que ganharam o passaporte para disputarem a I Divisão. Tem sido muitos os ecos na imprensa que equipas como o Este, S.Paio de Arcos, Pedralva e outros , que dizem "apenas competir se forem colocados na Serie A ".
Este imbroglio pode levar a alguma discussão , á semelhança do ano passado com as equipas do Gerês e do Este FC e que levou a algum celeuma aquando do sorteio.

Novos Estatutos da Federação sobre Exames médicos dificultam a Filiação dos clubes

Para quem leva esta situação de animo leve e diz que "todos os anos é sempre assim", desengane-se; Pelo que me disseram, a Associação tem declinado inumeras Filiações dos clubes devido aos novos Estatutos que entraram em vigor recentemente; de acordo com os mesmos , a inscrição de atletas apenas podem ser feitas acompanhadas com o respectivo Exame medico preenchido no impresso do IDP , quando até agora era dada alguma tolerancia no prazo de entrega do exame medico. Recentemente , a propria AF BRAGA divulgou através de comunicado oficial que " todos os atletas em competição que não possuam exames medicos estão automaticamente suspensos da actividade".

Com tantos entraves...

Perante tamanho cenario , será dificil ao organismo que rege o futebol  fazer o melhor trabalho possivel; cabe aos clubes precaverem-se destas situações. Devem os clubes promoverem rapidamente os exames medicos, fazerem as suas filiações e sobretudo, não deixar tudo para o ultimo dia , como é apanágio do "bom português" .

4 comentários:

  1. Normal que isto aconteça...isto deve servir de alerta para as entidades que regulam o futebol em Portugal...Como pode um clube amador se subsidiar durante uma época desportiva??!! As equipas que militam no futebol regional e nomeadamente na nossa associaçao pagam cerca de 5000 euros para competirem...durante a época desportiva têm despesas em manutençao das infraestruturas...num jogo em casa chegam a ter prejuizo porque o dinheiro da bilheteira e bar nao suportam as despesas em arbitros do jogo e GNR...na AFB as fichas de jogo pagam-se!!! qualquer coisa la se paga!!! aqueles que ajudavam os clubes(patrocinadores) que eram as empresas, actualmente e ja de á uns anos para ca nao o podem fazr da mesma maneira e na maior parte dos casos de maneira nenhuma...nao ha volta a dar e na minha opiniao daqui a uns anos o futebol regional acaba!!! Culpa da crise??!!! Nao so...da Federaçao e das Associaçoes!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo quase plenamente consigo nesta apreciação.É um facto que hoje em dia o futebol regional está martirizado pelos custos inerentes á sua actividade. No entanto , não me parece que a Associação seja a besta negra em todo o processo. Sim , é verdade que a AF BRAGA leva grande parte do bolo, mas o dinheiro não fica lá propriamente dito- ora vai para arbitros, ora vai para observadores, ora vai para os seguros dos atletas, para os funcionarios, etc, etc... atenção que também não os estou a fazer de "coitadinhos", como diz o Manuel Machado . no entanto , é de louvar muitas vezes a tolerancia da propria Associação em relação ao passivo que os clubes têm para com a associação. senão vejamos; se não se paga a electricidade nos clubes, a EDP vem logo cortar. o mesmo se aplica ao gasoleo ou á agua. e os seguros das viaturas dos clubes ? a companhia de seguros é, por acaso , tolerante se os prazos vencerem ?
    A associação elabora todos os anos um relatorio de contas e quem o consulta apercebe-se de milhares de Euros que os clubes ditos "desistentes" deixam por pagar .
    e assim vai a vida dos clubes na regional ?
    Futuro ? qualquer dia, quem quiser jogar na regional terá de pagar por isso .

    ResponderEliminar
  3. Com tantos entraves...

    O NINENSE acabará por disputar a DIVISÃO DE HONRA.
    O defeso da A.F.B. é longo, o que permite aos clubes tempo mais do que suficiente para permitir (ou não) a entrada nos campeonatos associativos.
    A não ser assim, a continuar o «facilitanço», é melhor a criação de um Campeonato Popular tipo Barcelos...
    Doa a quem doer, «QUEM NÃO TEM DINHEIRO, NÃO TEM VÍCIOS»!

    ResponderEliminar
  4. Os clubes acabam por ser vitimas do que decide do futebol em portugal por exemplo não se justifica a presença de 4 policia em 95% dos jogos que são realizados na regional, a bilheteira do clube não dá para pagar ao policias e eles recebem logo no final do jogo.
    Em relação aos atestados médicos andam a brincar com coisas sérias os próprios clubes e as associações fica a pergunta quantos clubes realmente fazem os exames médicos exigidos? se algum dia acontecer alguma coisa como vai ser com os seguros? acho que é brincar com coisas sérias.
    E a cada ano que passa o futebol federado perde cada vez mais clubes mais jogadores e ninguém faz nada...
    Falaram ai do popular de Barcelos, o que é certo é que o popular cada vez tem mais equipas 20na 1ª divisão e 22 na 2ª divisão, e muitos clube têm estrutura para andar e bem na af braga. continuem com o excelente trabalho deste blog

    ResponderEliminar